" Sente o sangue pulsar, sabendo que está vivo. Enquanto vivo ficar, pensando estará"

sábado, 27 de agosto de 2011

In the future, where will i be?

E eu me pergunto, o que a minha vida guarda pra mim. Não é a minha maior pulga atrás da orelha, mas me questiono sobre como será o meu futuro... Amanhã pode ser um dia monótono, repetitivo, sempre a mesma coisa. Mas ao mesmo tempo, o amanhã pode ser o dia mais movimentado e diferente da minha vida, nunca sei como vai ser. Sabe os momentos de indecisões, onde temos que escolher algo para fazer? Como se estivéssemos de cara com uma bifurcação? Qual caminho escolher?

Na verdade, eu não tenho medo da dúvida. Isso é o de menos, podemos escolher o que mais nos interessar, o que tem mais chances de dar certo, o que nós precisamos. Mas sempre fico perplexo ao perguntar: O que poderia ter acontecido caso eu estivesse escolhido o outro caminho ou feito tal coisa de outra maneira? Vejo tantas pessoas que "deram sorte na vida"... Será que essas coisas não estão relacionadas? Pra tal pessoa ter dado essa sorte, ela deve ter passado por algum momento de escolha. E se tivesse escolhido errado, agido por emoção, ou razão talvez, indo ao contrário do que ela sentia no momento da sua decisão? Imaginem se a Bruna Surfistinha não tivesse feito um blog? Quem ela seria? Se o Silvio Santos não tivesse tomado, quando jovem, a atitude de ajudar ao seu chefe à recuperar as vendas? Podem ser até alguns exemplos clássicos, talvez fúteis. Mas observem bem... Não é curioso como em um único minuto podemos mudar toda a nossa vida? Na hora de se inscrever pro vestibular e escolher entre Relações Internacionais e Economia... Como vai ser? E se eu escolher errado, e se eu não me der bem... Será que o outro caminho teria sido melhor? Se eu tiver então escolhido correto, será que as pessoas que estariam comigo seriam boas? Seriam corretas? Sera que as relações que eu teria em outro curso com outras pessoas não seriam melhores, ou piores?

A pior dificuldade é me conformar que ambas as realidades existem enquanto não acontecem. Quanto mais às idealizo, mais dou vida às mesmas e crio expectativas... As escolhas que fazemos são responsáveis pela destruição dos nossos próprios sonhos. A busca incessável do Ser Humano pela boa vida é a própria responsável pela tragédia da sua trajetória, este que sempre cria um futuro perfeito em sua consciência, sendo como Economista, Internacionalista ou qualquer coisa. Mas é ai que ele mesmo se destrói! Todas as expectativas criadas para um dos caminhos são desmanteladas no momento em que o outro é escolhido, metade da sua projeção de boa vida vai para uma caixa abandonada no seu cérebro que talvez se abra num futuro onde você vá tentar resgatar suas vocações deixadas de lado. Mas e se sua escolha falhar, e se seu presente não te alegrar, o que vai ser de você? Gastar seu tempo voltando atrás? Aceitar a sua realidade fútil e prosseguir, talvez infeliz? Ou esperar uma reviravolta até se tornar um dia uma pessoa "que deu sorte na vida"?

São realidades idealizadas, paralelas, que estão lá até a seleção ocorrer. Temos que ser pacientes e transparentes, temos que ser inovadores, independente de onde estivermos. E como já disse Chris Martin, em Talk:


Oh brother I can't believe it's true
(Oh cara, não posso acreditar que isso é verdade)                                     
I'm so scared about the future
(Eu estou tão assustado em relação ao futuro)
And I wanna talk to you
(E eu quero falar com você)
Oh I wanna talk to you
(Oh, eu quero falar com você)

You could take a picture of something you see
(Você pode tirar uma foto de algo que você vê)
In the future where will I be?
(No futuro, aonde eu estarei?)
You could climb a ladder up to the sun
(Você pode subir uma escada até o Sol)
Or write a song nobody had sung or do
(Ou escrever uma musica que ninguém nunca fez ou cantou)

Nenhum comentário:

Postar um comentário